SÉRIE COACH EM AÇÃO: SEXTO DIA
Foco relacional: “Todo homem deve buscar três indivíduos em sua vida: um Paulo, um Barnabé e um Timóteo”. Acho que isto expressa de forma simples, uma grande e profunda verdade. Visto de forma mais completa e complexa, muitas vezes precisamos de mais de um Paulo (mais de um Coach), mais de um Barnabé (companheiro, escudeiro, como nos trios) e mais de um Timóteo (já que o modelo de Jesus indica discipulado em grupos pequenos).
Oração: “Você está ajoelhado perante Deus, implorando a ele para conduzi-lo até um homem que irá influenciar fundamentalmente o curso de sua vida? ‘Peçam e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta’ (Mt 7.7,8).
Paulo em II Tm.2:1-2, expressa o impacto do Coach. Neste texto podemos ver 6 gerações: Jesus, Barnabé (entre os 70 discípulos), Paulo, Timóteo, Homens Fiéis e outros. Que processo impressionante. Isto nos leva a refletir quais os níveis de Coach em cada uma das gerações.
Os Níveis do Coach Geracional:
Os Níveis do Coach Geracional:
- Nível 1 - Outros: alguém que recebeu a Cristo e está experimentando a relevância do evangelho, recebendo transformação de dentro para fora. Pode estar sendo Coacheado ou não.
- Nível 2 - Homens Fiéis: alguém que decidiu ser disponível para Deus em completar a grande comissão e o grande mandamento. Estão sendo Coachees e repassam para outros o que receberam.
- Nível 3 - Timóteos: alguém que serve a outros Homens Fiéis (líderes, pastores ou Coaches) através de influenciá-las a serem mais parecidas com Cristo e equipá-las para um ministério eficaz. Estão sendo Coachees e repassam para pessoas que lideram pessoas.
- Nível 4 - Paulos: Alguém que serve a Cristo proativamente, influenciando Timóteos (Coaches de Coaches) existentes e emergentes para se tornarem mais eficazes e parecidos com Ele. Estão sendo Coachees e repassam para pessoas que lideram líderes.
- Nível 5 - Barnabés: Alguém que tem se comprovado através do tempo como Coach de Paulos (equipadores de Coaches ou líderes chaves) e que está disponível para ajudar a Coachear um movimento nacional ou mundial de desenvolvimento de líderes. Estão sendo Coachees e repassam para pessoas que equipam Coaches de líderes.
Além dos níveis existem dois outros fatores que precisamos identificar no processo de encontrar ou ser um Coach.
Os Alvos do Coach Geracional. Que tipo de líder queremos ser e formar? A resposta mais óbvia seria um pastor ou líder semelhante a Cristo. Isto envolve, segundo Efésios 4:11-16, três alvos:
- A integridade ou maturidade nas esferas espiritual, relacional e ministerial até chegarmos à estatura de Cristo. Isto significa identificarmos e cuidarmos dos nossos pontos fracos, fechar brechas e resolver conflitos relacionais, como também discernirmos e desenvolver nosso chamado e dons. A integridade do líder é a resposta à pergunta: porque eu deveria segui-lo? O líder que não tem seu caráter firme e não leva a sério andar cheio do Espírito não pode liderar ninguém.
- O desenvolvimento de habilidades para equipar outros a serem lideres servos. Paulo diz que precisamos aperfeiçoar ou equipar os santos.
- A profundidade e aplicação continuada. Temos a tendência de ficarmos no superficial do que aprendemos ou estagnar no que já alcançamos, não vivendo a “segunda glória” mas permanecendo nas glória antiga, como Moisés andando com o véu sobre o rosto na força de uma glória que já havia passado (II Co.3).
Capacitação contínua: Apesar da capacitação em si não formar o líder, ela é um ingrediente importante no processo. Jesus constantemente capacitava os discípulos (e até os 70) através de demonstrar o que desejava e levá-los a experimentar o que aprenderam.
Relacionamento em grupo: ninguém é saudável sozinho. Jesus durante seus anos de ministério, poucas vezes estava sozinho. Na grande maioria do seu tempo estava junto com seus discípulos. Também não percebemos os discípulos caminhando sozinhos, mas sempre em grupo ou de dois a dois. Paulo repete isto em seu ministério. Como Jesus, ele era um homem de relacionamentos.
Acompanhamento individual: através do acompanhamento ganhamos profundidade seja na vida espiritual, seja ministerial ou mesmo em outra área especifica. Apesar de o contexto ser no meio de um grupo pequeno, Jesus repetidas vezes focalizou um discípulo individualmente como dá para perceber em diversos momentos com Pedro - o mais famoso (momento) sendo sua restauração (João 20). Assim também percebemos o que Barnabé fez com Paulo e João Marcos. E quando olhamos para as cartas pastorais, é visível um relacionamento individual de Paulo com seus filhos amados Timóteo e Tito.
@ Perguntas
do Coach @
Em que nível você se encontra, quais dos alvos você precisa focalizar e quais dos componentes você precisa desenvolver na sua vida como líder? Níveis:___________________________________________________________________
Alvos:____________________________________________________________________
Componentes:_____________________________________________________________
O Líder Servo
em Ação
1) Uma vez que você identificou em que nível está, procure identificar em que nível o seu Coach está. Geralmente, o Coach deve estar no nível acima ou pelo menos no mesmo nível que você. Caso não tenha um Coach ainda, é um bom momento para procurar um. Para encontrar um bom Coach, três passos são essenciais: ore; escreva o nome de 3 possíveis pessoas e marque o primeiro encontro com o primeiro da lista; estabeleça uma área que deseje crescer.
2) Anote os nomes de 3 pessoas que o Pai lhe deu para Coachear e faça as 3 Perguntas do Coach para eles.
2) Anote os nomes de 3 pessoas que o Pai lhe deu para Coachear e faça as 3 Perguntas do Coach para eles.
Comentários
Postar um comentário