SÉRIE LÍDER COACH EM AÇÃO: TERCEIRO DIA
Outra prioridade é ter uma família que brilha, onde o mistério do amor entre Cristo e a Igreja se revela no amor entre marido e mulher. Refletir o Reino de Deus e desfrutar disso em casa é fundamental para a vida e ministério de qualquer líder (1 Tm 3.2, 4-5, 10; 5.8). A família é como um farol que não pode ser escondido, sua saúde e alegria (ou a falta dos mesmos) sendo evidentes. Se ela não está bem, levanta sérias perguntas quanto à integridade e validade da ação do líder. Quando brilhamos nisto, as pessoas são atraídas a nosso casamento e família, vendo-o como um exemplo num mundo que carece terrivelmente disso.
Os desafios enfrentados nos casamentos e famílias, hoje, são grandes. Estes desafios se multiplicam na vida de um líder que cuida das vidas de outros, seja de um grupo pequeno, ou de uma igreja inteira, ou de outras pessoas em outros ambientes. Em muitos casos, outros fatores nos deixam mais desgastados e sem energia, ou sem os recursos emocionais de que precisamos para cuidar uns dos outros, tais como: termos crianças pequenas em casa, ou temos um membro da família com doenças crônicas, ou nosso emprego nos suga de tal forma que nos leva a uma tensão constante. Quando ambos os pais trabalham fora de casa, por exemplo, as possibilidades de estresse, e falta de tempo e energia um para o outro, aumentam.
A seguir, comentamos algumas chaves para lidar com pressões como estas.
1. Um dia de descanso semanal: Batalhar para preservar esse dia, um dia santo, para quebrar o ritmo do trabalho e celebrar a vida.
2. Férias: Planejar as férias para que realmente sejam de descanso, ao mesmo tempo em que criem memórias totalmente especiais. Não cair na armadilha de “comprar as férias” ou pulá-las, acreditando estar usando melhor seu tempo trabalhando.
3. Separar tempo uns para os outros: Relacionamento sem investimento de tempo não dá certo, ao contrário, torna-se cada vez mais superficial e frágil. Sem depósitos regulares no “banco emocional” uns dos outros, não aguentamos os “saques” e chegaremos a uma falência relacional.
4. Cuidar de sua saúde física: as pressões emocionais enfraquecem nosso estado físico. Somos seres íntegros e nosso emocional e físico se afetam. A medida que nos mantemos em forma, dormimos bem e comemos de forma saudável, teremos também uma saúde emocional melhor.
5. Humildade para pedir perdão: Não importa o erro que cometamos, tanto quanto o que façamos depois. Quando erramos, precisamos nos arrepender, pedir perdão e promover a restauração. Se ficarmos tristes numa situação ou num relacionamento, precisamos discernir se é tristeza segundo Deus (que leva ao arrependimento, quebrantamento e restauração) ou segundo o mundo (que leva ao remorso egocêntrico e doenças emocionais). (Veja 2 Co 7.9-11).
6. Ter casais amigos. Isto pode ser gerado através de grupos pequenos, de encontros de casais ou mesmo de amigos conquistados na história de vida. Geralmente casais com o mesmo ritmo de vida tem mais facilidade de sair juntos e aprofundarem relacionamentos.
7. Ter um conselheiro matrimonial. Se, por ventura, seu casamento está em crise e precisa de uma ajuda especial, vá atrás disso. Não permita que Satanás o engane com a ideia de pular fora do casamento.
Perguntas do Coach
Dê uma nota de 0 a 10 para cada uma das 7 chaves para um relacionamento familiar saudável. Qual seria a chave, que, se você investisse seriamente, faria uma diferença significativa em seu casamento ou família?_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
O Líder Servo em Ação
Pegue sua agenda neste momento e separe blocos de tempo inegociáveis.• Semanalmente: Separar tempo para estar juntos como casal.
• Semanalmente: Separar tempo para a família.
• Semestralmente: o pai separar metade de um dia para cada filho, sendo o filho a escolher o que quer fazer, para onde ir, onde comer, etc. Esses momentos sempre são especiais e trazem uma aproximação maior.
• Anualmente: ter um momento especial como casal e família para estarem juntos celebrando a alegria de ser família.
• De tempo em tempo (5 em 5 anos, ou 7 em 7 anos ou em 10 em 10 anos): Renovem os votos e o compromisso do casamento, através de uma celebração significativa (jantar, viagem, cerimônia,...) e até troca de aliança, ou um símbolo alternativo, caso queiram.
• Nas transições dos filhos: faça cerimoniais de passagens em momentos especiais dos filhos confirmando-os para um novo tempo. Estes momentos podem ser de mudanças de idade principais (7- infância; 14 ou 15 - adolescência, 18 ou 21 anos - maioridade) ou em vitorias especiais (passar na universidade, formatura, 1º emprego, casamento, 1º carro, 1ª casa, 1ª. conta no banco, batismo, etc)
Comentários
Postar um comentário