Você sabe qual destes mais se identifica? E qual destes mais precisa?
Conheça o papel de cada um analisando o quadro abaixo:

Mentor
Coach
A capacidade de trazer uma perspectiva estratégica para a carreira ou ministério do futuro da pessoa é desejável, mas não obrigatório
Acapacidade de explorar diferentes cenários futuros é central entre as responsabilidades do coach.
Papel de Conselheiro: Aconselha, quando solicitado a fazê-lo pelo mentoreado. O mentor deve ser o mais imparcial possível ao dar conselhos ao mentoreado sobre como se adequar ou se antecipar à empresa/igreja.
O coach não deve aconselhar (sem pedir permissão primeiro), mas investiga, de forma a provocar no cliente/coachee a identificação de alternativas e opções (o 3º passo no modelo GROW ou AROA na sua versão)*
Muito familiarizado com o ambiente e a cultura da empresa/igreja. É capaz de descrever e decodificar isso para o mentoreado.
Pode aprender sobre a cultura da empresa/igreja, desde que isso seja relevante para ajudar o cliente a fazer escolhas.
Parcial em relação à empresa/igreja, devido ao papel de retenção.
Parcial em relação ao cliente/coachee; o objetivo do coach é ajudar o cliente a levar uma vida deliberada e intencional.
Ajuda o mentoreado a elaborar uma lista de objetivos de desenvolvimento, depois apoia seu alcance.  (Normalemente mensalmente)
Ajuda o mentoreado a elaborar uma lista de objetivos de desenvolvimento, depois faz o coaching para que os alcance. (Normalmente semanal ou quinzenalmente)
Ajuda o mentorieado a lidar com questões de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, descrevendo as mensagens positivas e negativas que a cultura empresarial/eclesiastica possa transmitir a esse respeito.
Ajuda o cliente a lidar com questões de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do ponto de vista do cliente.
Papel de Patrocinador: Apoiará o mentoreado em alguns de seus projetos, até mesmo dando ao mentoreado certo grau de proteção política.
A ética profissional impede qualquer envolvimento do coach com a política interna da empresa ou igreja.
Ajuda o mentoreado a identificar seus limites no desenvolvimento da carreira/ministério, e pode até ajudá-lo a ultrapassá-los com base na experiência do próprio mentor.
Ajuda o cliente a identificar seus limites no desenvolvimento da carriera/ministério, depois o orienta em sua superação, desenvovlendo novas habilidades. O coach não fundamenta o processo com a própria experiência.

*GROW ou AROA, é um paradigma de 4 passos na mentoria e coaching: Alvo, Realidade, Opções e Ação.

Perguntas Chaves antes de ter um Mentor ou Coach:

1) Você precisa mais de um Mentor ou Coach na sua vida e liderança?

2) Quando irá atrás de um dos dois?

3) O que está disposto a fazer para dar passos quando estiver um Mentor ou Coach?

4) E você se identifica mais como um Mentor ou Coach?

Coach Marcelo Fraga

Comentários

Postagens mais visitadas